29 de julho

RS1 Brazilian Team na Race Across America

Quarteto bate recorde brasileiro na prova de ciclismo mais longa do planeta

Equipe completa | Foto: Arquivo RS1

Equipe completa | Foto: Arquivo RS1

A RS1 Brazilian Team é uma equipe de ciclismo formada por quatro amigos de Porto Alegre que resolveram desafiar a Race Across America (RAAM), maior prova de ciclismo do mundo em extensão.

O time formado por Gustavo Piccinini, Marcos Knewitz, Fabricio da Silva e Rodrigo La Rosa cruzou os Estados Unidos de ponta a ponta, da costa oeste à costa leste, em um total de 3 mil milhas (algo em torno de 5 mil quilômetros) com o tempo de 6 dias, 12 horas e 31 minutos, novo recorde brasileiro da prova.

O quarteto partiu de Oceanside, na Califórnia, dia 20 de junho, e finalizou em Annapolis, em Maryland, na madrugada do dia 27, tendo passado por mais de 350 cidades em 12 estados, com uma velocidade média de 30,7 Km/h.

Enquanto um pedalava, os outros três descansavam e se alimentavam nas duas vans e no motorhome que os acompanhava durante todo percurso. Cada ciclista teve entre 2 e 3 horas de sono por dia, no máximo. “Em vez de pedalarmos seis horas cada um, o que seria dividir o dia em quatro, fizemos trechos de 1 hora durante o dia e duas durante a noite. Assim, podíamos andar em uma velocidade mais alta. No fim de cada trecho, tentávamos tomar um banho, nos alimentar e descansar o máximo possível. O corpo foi se adaptando”, revela Gustavo Piccinini, triatleta.

Porém, o sono foi apenas uma das dificuldades, os ciclistas precisaram enfrentar temperaturas absurdas, como as do deserto do Arizona, onde o termômetro marcava 45°C. Já em Rocky Mountains, no Colorado, o ponto mais alto da prova, encararam uma altura de 3 mil e 400 metros de altitude e muita neve. Nas montanhas, além do frio, tinham que desafiar as inclinações naturais do relevo, ao todo foram 51 mil metros de subida em grande elevação.

Para driblar todos os obstáculos, o quarteto contou com a ajuda de 13 integrantes no staff, entre eles o preparador físico Eduardo Remião. Duas vans e um motorhome acompanhavam o time e eram responsáveis pela logística, planejamento e até mesmo por guiá-los no percurso. O trajeto é pré-definido, mas, para se ter uma ideia, foram tantos imprevistos que a organização efetuou mais de trinta mudanças no caminho ao longo da prova.

Por fim, sensação de dever cumprido, com direito a recorde brasileiro e muita história pra contar. Parabéns a toda equipe RS1 Braziliam Team pela sua grande participação na 34ª edição da Race Across America.

Abaixo você assiste uma entrevista para o programa Tudo Mais, da TVCom de Porto Alegre, e descobre ainda mais curiosidades sobre essa incrível aventura.

Fontes: ESPN e TVCom

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
banner, Matérias

Comentar

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *