5 de abril

Rafão Oliveira – Policial Faixa Preta

Esportes e artes marciais a serviço da vida

Adrenalina e disciplina

Adrenalina e disciplina

Rafael Oliveira, mais conhecido como Rafão, é policial civil há 23 anos, lotado no departamento de combate ao narcotráfico. Possui treinamento de operações especiais e anti-terrorismo pela polícia espanhola, francesa, israelense e pela SWAT americana. Praticante de hapikdo e MMA, faixa preta de jiu jitsu e muay thay, e faixa marrom de karatê kyokushin, o gaúcho também é professor da Academia de Polícia do Rio Grande do Sul, nas disciplinas de defesa pessoal, tiro policial e técnicas de ações policiais.

Claro que uma profissão de risco como essa envolve muitos desafios e disciplina. “O maior desafio no exercício da profissão policial é garantir a ordem social, a liberdade do cidadão de bem e ter a criminalidade sob níveis aceitáveis, pois a dignidade humana e as garantias constitucionais devem ser respeitadas para o bem do estado democrático de direito. Servir e proteger a sociedade e sempre dormir com a certeza do dever cumprido”, assegura.

Além do treinamento pesado, os períodos de recuperação corporal também são de suma importância. “Faço minhas sessões diárias com o Foam Roller e, em poucos minutos, consigo relaxar a musculatura e aliviar as tensões do trabalho e dos treinos”, explica. Quanto a prática de lutas esportivas, Rafão é enfático em afirmar os benefícios gerais que elas proporcionam. “À respeito das artes marciais, entendo que são ferramentas de grande importância para a formação do cidadão, ensinando-lhe valores de ética, moral, honra, disciplina, respeito, autocontrole e, consequentemente, autoconfiança. A prática de qualquer arte marcial pode ser exercida por qualquer pessoa, independente de idade ou sexo, sendo importante escolher um profissional federado e qualificado para o correto aprendizado”.

Amizade verdadeira | Fotos: Arquivo Pessoal

Amizade verdadeira | Fotos: Arquivo Pessoal

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
Matérias

Comentar

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *