23 de agosto

Rafael Freire: Fisioterapeuta faixa preta

Experiência e conhecimento de causa a serviço do MMA.

Fisioterapeuta faixa-preta | Foto: Arquivo Pessoal

Lutando pelo esporte | Foto: Arquivo Pessoal

O fisioterapeuta Rafael Freire é um apaixonado por artes marciais desde a infância. “Comecei no judô aos 4 anos de idade, depois, pratiquei capoeira por 7 anos e hoje pratico boxe e jiu-jitsu. Mas a fisioterapia foi minha primeira e única opção de profissão. Me especializei em fisioterapia esportiva e já atuo na área há 8 anos”, afirma.

Unindo suas duas paixões, atualmente, Rafael se dedica ao trabalho com lutadores de MMA.

“Na área esportiva, já trabalhei com corredores, tenistas, jogadores de futebol, de rugby, entre outros. Porém, trabalhar com lutadores é mais fácil para mim, pois eu entendo perfeitamente o que eles passam nos treinos e lutas. Como praticante de artes marciais, sinto na pele os mecanismos de lesões. Isso me ajuda à definir medidas preventivas e à reabilitá-los mais precocemente”, comenta Rafael.

Ele também revela a relação entre fisioterapia e técnicas de luta. “Dentro da fisioterapia, seja prevenindo ou reabilitando lesões, trabalhamos a flexibilidade, força, estabilidade e mobilidade, que são fundamentais para a execução correta e eficaz das técnicas.”

Sobre a importância do Foam Roller para prevenção de lesões em lutadores, Rafael foi categórico. “O uso do Foam Roller regularmente, ajuda a manter a musculatura livre de nódulos e trigger points. Favorecendo melhor qualidade ao treinamento do atleta e reduzindo o risco de lesão. Além disso, ajuda muito no relaxamento muscular.

Os lutadores de alto rendimento tem uma sobrecarga muito grande e o Foam Roller ajuda na recuperação pós-treino. Uso o Foam Roller para prevenção e reabilitação dos meus atletas no consultório e também durante as competições, principalmente depois das lutas”, garante.

Quem quiser conhecer melhor o trabalho do fisioterapeuta esportivo Rafael Freire pode acessar seu site, Face, Instagram, ou entrar em contato pelo email rafaelpersichini@gmail.com.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
banner, Matérias

Comentar

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *