7 de maio

Os títulos e a dedicação da IFBB Alessandra Pinheiro

Talento, disciplina e beleza em prol do esporte

foam roller

Alessandra Pinheiro é um dos principais nomes do bodybuilding brasileiro, com inúmeros títulos internacionais em sua carreira. Acompanhe a entrevista e confira as curiosidades sobre sua história no esporte, conquistas, alimentação e muito mais.

Quando você começou no esporte e de onde veio essa paixão? 

Minha paixão pelo esporte iniciou-se na adolescência acompanhando algumas revistas, fotos, atletas, físicos (mesmo na época tendo pouca informação sobre o assunto, pouquíssimas mídias e praticamente quase nenhuma visibilidade como temos hoje sobre o bodybuilding), o life style desse esporte me atraiu muito, principalmente pela questão treinar, se alimentar e suplementar. Essa rotina sempre me fascinou.

Mas minha paixão por atividade física começou desde bem pequena. Quando criança, aos 5 anos de idade, comecei fazendo ballet, jazz e sapateado até que aos 14 anos comecei a fazer aulas de ginástica localizada (na época chamada de “power local”). Aos 16 anos entrei pela primeira vez em um ginásio de musculação e nunca mais saí.

Como nasceu seu interesse pelo bodybuilding? Em que momento você começou a praticá-lo profissionalmente?

Iniciei no esporte aos 29 anos de idade estreando na categoria Wellness em 2005 (mesmo ano em que a categoria foi criada) me consagrando campeã logo na estreia. Fui a primeira campeã da categoria Wellness no mundo, e assim mantive meu título consecutivamente 7x ininterruptas.

Após essas vitórias na categoria Wellness, em 2007 migrei para a categoria Body Fitness pois tinha o sonho de competir internacionalmente e defender meus país. Fui Bicampeã Estadual e Bicampeã Brasileira na categoria Body Fitness. Ainda nessa mesma categoria em 2008 fui Top5 no Campeonato Sul-Americano e Top 7 no Campeonato Mundial Body Fintess, em 2010.

No ano seguinte, em 2011, fui convocada para competir no Arnold Classic nos EUA, em Ohio. Tive a grande felicidade de me tornar Campeã Figure. Digo que esse título foi sem dúvida o divisor de águas na minha carreira como atleta. Em 2012 fui convidada para defender meu título de campeã e me consagrei Bicampeã Figure Arnold Classic. Foi nesse mesmo ano que após ganhar meu Pro Card, passei a ser um atleta profissional no bodybuilding – IFBB Figure Pro League.

Ano passado, em 2017, na Florida, conquistei minha primeira vitória como atleta profissional Figure Pro, na competição IFBB Pro Karina Classic, e assim considero então o segundo momento que chamo novamente de “divisor de águas”. A vitória em um circuito internacional/profissional teve um peso enorme, pois agregou um grande valor ao meu trabalho e é um conquista ímpar a ser comemorada! Eu gostaria de deixar aqui todo meu agradecimento ao Rogério Camões que cuida de mim e da minha carreira desde que comecei no esporte. Se não fosse por ele eu não teria chegado tão longe.

Quais ênfase musculares você opta em seus treinos?

Quanto aos treinos, por uma questão de prioridade da categoria Figure Pro Internacional, a ênfase maior dos treinos são para os membros superiores como dorsais e deltóides. São grupos musculares fundamentais a serem treinados para construirmos o chamado “V Shape” das atletas figures. Mas eu treino meu corpo como um todo, e dou atenção a cada grupo muscular específico de acordo com a preparação.

Você ainda possui algum sonho ou objetivo na modalidade que busca alcançar?

Já sou muito realizada com tudo que conquistei até hoje no esporte. Hoje faço parte do time de atletas da melhor empresa do mundo, a Optimum Nutrition. Por isso só tenho que agradecer essa oportunidade que a vida e o esporte me deram de poder ser patrocinada por essa empresa incrível, respeitada, líder e conceituadíssima no mercado da suplementação!

Claro que como todo atleta, nossa busca em evoluir é nosso desafio, então, se ainda tenho sonhos no esporte? Posso dizer que sim, que seria subir no palco do grandioso show que é o Mr. Olympia.

Conte-nos um pouco sobre sua alimentação para entendermos como funciona a dedicação de uma atleta do seu nível.

Tenho uma alimentação saudável o ano todo. Sempre fiz e faço questão de me alimentar bem, com alimentos saudáveis, pois cuido do meu corpo e da minha saúde não só pelo esporte, mas pelo meu estilo de vida. Já são mais de 15 anos sem consumir açúcar, frituras, enlatados ou embutidos. Também por opção, praticamente descartei os alimentos que tenham lactose ou glúten e tenho uma alimentação restrita quanto ao consumo de sódio.

Para manter uma forma atlética e com um percentual de gordura saudavelmente baixo, sempre consumo proteínas magras, verduras, legumes, boas fontes de gordura e pouquíssimos carboidratos de baixo índice glicêmico. No período pré-competitivo, aí sim a dieta fica mais apertada e as restrições alimentares são maiores.

Você utiliza a auto liberação miofascial com o Foam Roller Brasil nos seus treinos? 

Passei a utilizar a liberação miofascial há uns 3 anos durante minha preparação e achei incrível os resultados, porem não tinha como fazer em casa ou na academia sozinha. Mas esse ano, após conhecer a Foam Roller Brasil, fiquei satisfeita de poder fazer a auto liberação miofascial, pois sentia muito a necessidade dessa prática diariamente! Poder “soltar” a musculatura, e com isso deixá-la pronta para o próximo treino, faz toda a diferença pra mim.

Gostaria de deixar uma mensagem de incentivo para quem está começando no esporte?

Gostaria de deixar meus agradecimentos para algumas empresas parceiras que me acompanham nessa caminhada, sempre me ajudando muito. Obrigada a Adrun Tênis, Mandubim, Mrs. Taste e Fórmula da Terra. Agradecer a todos vocês, fãs, amigos, admiradores, seguidores do meu trabalho que sempre me impulsionam com palavras positivas, mensagens motivacionais e por todo carinho, que trocam essa energia maravilhosa comigo. E agora um recado para você: nunca abra mão dos seus sonhos, nunca deixe de lutar pelo que você acredita! Ninguém sabe a força que existe dentro de cada um de nós!

Rogério Camões e Alessandra Pinheiro

Rogério Camões e Alessandra Pinheiro

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
banner, Matérias

Comentar

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *