22 de junho

Dudu Gasperin é craque de bola

Treinamento profissional para jogadores amadores

Batendo um bolão

Batendo um bolão

Em tempos de Copa do Mundo o trabalho de Carlos Eduardo Broglio Gasperin é ainda mais ressaltado. Afinal, ele é preparador físico e personal trainer, filho do goleiro Luiz Carlos Gasperin, bicampeão brasileiro pelo Sport Clube Internacional na década de 70, ou seja, cresceu no meio do futebol.

Dudu, como é conhecido, desenvolveu um método de treinamento para amadores que vem conquistando cada vez mais adeptos e excelentes resultados entre os boleiros de final de semana. No campo de jogo, ele treina seus alunos utilizando técnicas similares aos clubes profissionais. Pra quem ama futebol é como sentir o gostinho de se tornar jogador. Na entrevista abaixo, Dudu explica com propriedade como isso funciona na prática.

Você era um daqueles garotos que sonhava em ser jogador de futebol?
Fui criado num ambiente de treinamento e jogos pois meu pai foi goleiro de futebol profissional e isso sempre desperta os sonhos de qualquer criança.

Chegou a atuar profissionalmente dentro de campo?
Sim, por um curto período. Era difícil conciliar faculdade e treinamento. Quando retornei da Espanha após minha última tentativa de jogar, meu pai, que era treinador na época, precisava de um preparador físico. E então iniciei minha carreira no futebol.

Como nasceu a ideia de treinar jogadores de final de semana com as valências do futebol profissional?
Durante as tradicionais peladas e torneios amadores que acontecem nos finais de semana, percebi que não raras vezes os jogadores se lesionavam e que essas lesões, na sua maioria, poderiam ser evitadas com correto treinamento. Somado ao fato da maioria nunca ter experimentado uma rotina de treinos específicos, nasceu a idéia. Aqui eles sentem um pouco na pele como os atletas treinam nas grandes equipes.

Como é a recepção dos alunos ao método?
Fantástica. O treinamento possui fundamentação fisiológica e os atletas passam por testes de ergoespirometria que auxiliam na correta aplicação das cargas. Como não treinamos todos os dias, desenvolvemos uma metodologia que proporciona estimular e fortalecer o movimento em todas as suas estruturas.

Você acha que eles sentem-se um pouco como jogadores profissionais e, de certa forma, realizam um sonho de infância?
Com certeza. Muitas vezes eles assistem na TV os atletas profissionais fazendo os mesmos exercícios que eles. Isso dá credibilidade pois nossa proposta não é baseada no treinamento convencional, que se tinha nas décadas de 90 e 2000. A Copa do Mundo nos ajudou bastante, pois eles puderam observar várias seleções executando exercícios iguais aos nossos. Durante os treinos as atividades propostas são encaradas com seriedade e todos tentam fazer o seu melhor.

Em relação ao resultado, qual o comentário do pessoal quanto a evolução na hora dos jogos?
Esse feedback do atleta é muito importante para mim. A grande maioria relata diminuição da fadiga, melhora na qualidade e quantidade nas ações do jogo e recuperação pós-jogo mais rápida.

Você observa a diminuição de lesões por parte dos alunos?
Sim. Tenho ensinado para eles as solturas miofasciais seguida pelos alongamentos dinâmicos como parte do aquecimento para o jogo. Todos sabem executar. Esse processo é extremamente importante para que o atleta possa render o seu máximo diminuindo a probabilidade de lesões musculares.

Como costuma utilizar o Foam Roller com eles?
A maioria já experimentou os benefícios do Foam Roller. Quem experimenta fica encantado com a sensação de leveza após as solturas. Sempre que chegam aos treinos com algumas sensações de dores ou mialgias já perguntam onde está o rolo, pois ele tem se mostrado extremamente eficaz até em pontos de contratura muscular.

Quais benefícios tem observado?
No princípio, devido aos pontos gatilho, as dores são proporcionais aos encurtamentos e dificuldades. Mas a sensação de bem estar é imediata após a utilização do foam roller. Com o tempo as dores diminuem e a sensação de bem estar aumenta ainda mais. Já houve casos de atletas que se diziam sem condições de jogar, participarem dos 90 minutos da partida após soltura com o Foam Roller e estímulos musculares específicos.

Gostaria de deixar um recado pra galera que adora jogar futebol e gostaria de experimentar seus treinamentos?
Os movimentos que o atleta de futebol realiza no gramado são muito específicos e precisam ser treinados no campo. Se você quer experimentar esse aumento de performance e diminuir as chances de se lesionar, você encontrou o lugar certo.

Entre em contato com Dudu Gasperin pelo Facebook, site ou no email: contato@dudugasperin.com.br

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
banner, Matérias

Comentar

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *