4 de julho

O trabalho e a perseverança de Isa Souto

Musculação feminina e treinamento funcional

foam roller s

Isa Souto é professora de educação física, graduada pela universidade Estácio de Sá, especializada em musculação feminina e treinamento funcional. Para saber mais sobre sua trajetória na carreira, conversamos com essa renomada profissional. Leia na entrevista a seguir.

Como foi sua vida esportiva na infância?

Minha infância foi sempre muito ativa. Pratiquei esporte como handball e capoeira. Frequentava ginástica localizada, jazz e sapateado.

Porque decidiu seguir na carreira de educadora física?

Decidi muito cedo que seria educadora física, mas por fim acabei prestando vestibular para fisioterapia, por influência da família. Porém, no terceiro período migrei para educação física e me formei no que realmente era para ser. E hoje sou super realizada com minha profissão.

Quais os maiores desafios que encontrou na carreira?

Desafios tive vários, mas sempre foram muito bem vindos, porque me fizeram crescer e amadurecer cada vez mais. O maior deles foi largar em 2008 a rotina de trabalho puxada no Rio de Janeiro, toda a minha expectativa e planejamento de crescimento, para morar no interior, sem saber se eu ia conseguir trabalhar com minha profissão e me colocar no mercado de trabalho. Foi desafiador, mas larguei tudo e aqui estou até hoje. Aproveitei para engravidar, tive minha filha, que hoje tem 8 anos. Mas há 4 anos voltei ao mercado de trabalho, com 5 alunas de personal… Em pouco tempo montei meu próprio Studio de treinamento direcionado em treinamento para mulheres. Hoje muito reconhecido aqui na cidade de Itaperuna.

E as maiores recompensas?

A maior recompensa foi ter construído meu nome do zero e com imenso incentivo do meu esposo. Trabalhei duro e assim fui conquistando, dia após dia, a confiança das minhas alunas. Apresentando resultados sólidos para e, principalmente, trabalhando com maior tranquilidade e tempo para me dedicar a minha família. Pois em grandes cidades, como Rio de Janeiro, a minha rotina era muito pesada e estressante. Hoje me sinto recompensada por ter um Studio que leva o meu nome e ter o privilégio de cuidar de mulheres lindíssimas. A maioria na faixa etária dos 30 aos 70, formadas e super conceituadas em Itaperuna. Estão aqui exclusivamente para cuidarem de sua saúde e o corpo vem como consequência do que praticam. Eu fico super orgulhosa e com o coração cheio de gratidão.

E quanto a você, qual a modalidade esportiva você tem se dedicado mais, ultimamente?

Fora o trabalho com pesos e cardio respiratório que faço no studio, gosto de praticar yôga. Mas, atualmente, nenhuma modalidade esportiva.

Como é conciliar sua vida familiar e profissional?

Como citei acima, ter vindo morar no interior inicialmente foi desafiador e hoje é recompensador. Meu Studio é exatamente onde moro e com isso minha vida familiar e profissional fica perfeita! Vivo para meu trabalho e para minha família! Está tudo em casa.

foam roller s2
Como tem utilizado o Foam Roller e quais benefícios observa em relação a você – nos seus treinos -, e aos seus alunos?

A auto liberação miofascial com o Foam Roller melhorou muito minha capacidade física global e a dos meus alunos. Venho utilizando há mais de 5 meses, tanto comigo, quanto com minhas alunas, e já obtive o resultado desejado. Através da avaliação física pude identificar e analisar a qualidade muscular de cada aluna. Inclui o Foam Roller na minha rotina de treinos e das minhas alunas, três vezes por semana, juntamente com o trabalho de mobilidade e flexibilidade de membros inferiores. Utilizo muito também como preparação para a musculatura que será trabalhada no dia. E, desde então, pude observar melhora em mobilidade e amplitude do movimento, da flexibilidade, consciência corporal, recuperação muscular e condicionamento físico de forma geral. Foi a melhor compra de equipamentos que fiz para meu Studio nos últimos tempos. Hoje faz parte do meu protocolo de treinamento ter o Foam Roller como ferramenta fundamental para se obter resultados sólidos.

Qual mensagem deixaria para aquelas mães de família que desistiram de cuidar da saúde física para incentivá-las a seguir adiante?

Cuidar da saúde prolonga a vida, é nossa maior riqueza, é o equilíbrio, é a harmonia de como se deve viver. Viver bem de maneira leve e com gratidão no coração. Comer coisas saudáveis, comida de verdade, beber água de qualidade, praticar banho de sol sempre que possível, praticar exercícios físicos, meditar, orar e agradecer! Tudo isso faz parte da saúde física e mental. E se você mulher, mãe, esposa, cuidar da sua saúde, irá influenciar fortemente a sua família. Esse ano, no dia 11 de agosto, completo meus 39 anos de vida e penso que não cheguei nem em meio século e já cuido com muito vigor da minha saúde. Não só eu cuido, meu esposo e minha filha também amam se exercitar e comer coisas saudáveis. Graças a Deus somos uma família saudável. Aqui em casa não temos vícios, não bebemos, não fumamos, prezamos pelo nosso sono e levamos uma rotina leve de trabalho, lazer e muito amor em família. Cuido do meu físico desde sempre porque amo e encontro paz através de orações e dos ensinamentos deixados por Jesus. Pratico yoga porque me ajuda muito a respirar profundamente, meditar e é onde alcanço o meu equilíbrio. Quero viver por muitos anos ainda, e bem! Tenho certeza que estou no caminho certo e isso só me fortalece a seguir adiante.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
banner, Matérias

Comentar

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *