22 de julho

Miler Miles e a busca pela qualidade de vida

Sócio-diretor da Exercitt revela sua trajetória no esporte

Miler Miles possui licenciatura plena em educação física, é especialista em provas de endurance, triatleta e fundador da Exercitt. Na entrevista a seguir, ele revela sua trajetória no esporte, desde as brincadeiras lúdicas, até se tornar sócio-diretor de uma das mais renomadas empresas de consultoria e qualidade de vida do país.

Quais esportes você mais gostava de praticar na infância?

Sempre gostei muito de praticar atividade física, minha infância foi na rua, tinha uma rua curta perto da minha casa onde jogava bola, brincava de taco e outras brincadeiras. A partir dos 9 anos ou 10 anos, andava muito de bicicleta e gostava de fazer manobras. Tinha acabado de assistir o filme ET e fiquei maravilhado com as bikes, queria voar também. Tive muitas bicicletas cross e depois praticava freestyle com amigos fazendo manobras.

E o triathlon, como foi seu início?

O triathlon surgiu pra mim em 1993, estava na faculdade de educação física e já tinha uma bicicleta de speed. Um professor de atletismo perguntou para um amigo do meu lado se ele queria participar de uma prova de duathlon (correr, pedalar e correr). Eu ouvi a conversa e falei que gostaria de participar, meu amigo não se interessou e lá fui eu, sem conhecimento. Foi um a prova onde tínhamos que correr 3km,  pedalar 20 km e correr mais 3km. Foi um tanto difícil pra mim, senti que os 3km eram uma eternidade  e andei quase a metade, mas pedalei bem e fui até o fim. Cheguei entre os últimos, mas gostei demais e me identifiquei. Passou um mês, teve outra prova e lá fui eu de novo. Dessa vez um pouco melhor… Comecei a fazer aulas de natação e fui me infiltrando no triathlon.

Porque o triathlon é um esporte tão apaixonante?

O triathlon é um esporte dinâmico, onde você sente a adrenalina e a capacidade física que acumulou nos treinos. Acredito que a variação de treinos é o que deixa você apaixonado. Nadando em águas diferentes, pedalando em lugares e bicicletas especiais e correndo em grupo. Ou ainda, descobrir locais novos de treino. Sem contar as provas , onde competimos de acordo com nossa faixa etária, então o esporte amadurece com você.

Como costuma utilizar o Foam Roller nos treinos e quais os resultados observa?

Tenho usado o Foam Roller sempre que posso, acho eficiente a soltura muscular que ele faz. Quando começo a sentir uma tensão muscular, já deixo ele na estante da sala e, assistindo TV, faço uma sessão .

Poderia nos contar um pouco sobre o trabalho realizado na Exercitt e seus diferenciais?

A Exercitt faz um trabalho de prestação de exercícios e condicionamento, focamos em cada aluno, no seu bem estar e na sua melhora de saúde através da atividade física. Nosso principal diferencial é a dinâmica e evolução dos treinos, nunca caímos em acomodamento. Procuramos inovar, trazer trabalhos e equipamentos que contribuem para o aluno se sentir bem. Temos alunos que descobriram o triathlon com a gente e agora estão seguindo carreira como triathletas. Criamos um método onde todo treino tem um diferencial em algum detalhe, na parte de exercícios de educativos e de evolução.

Como é a recepção dos alunos à auto liberação miofascial?
Os alunos sentiram que o corpo se realinha. Alguns sentiram que estavam precisando urgente desse serviço e que isso ajudou a tirar as tensões acumuladas. Foi muito interessante e agora aplicamos sempre.

Qual o segredo para conciliar a vida de atleta e empresário?

O segredo maior é gostar do que se faz. Tenho maior prazer em ver a sensação de euforia após um aluno completar uma prova ou um treino diferente. O esporte é meu complemento de vida, não quero e nem consigo ficar longe.

Poderia descrever a satisfação ao ver um aluno melhorando seus hábitos e superando seus próprios limites?

Um aluno que começa a treinar com a gente e aos poucos começa a superar os seus limites e aumentar seus desafios, passa a sensação de dever cumprido (atingindo os objetivos). Temos vários bons exemplos, como sedentários que hoje correm maratonas, ex-fumantes que deixaram o cigarro, ex-depressivos que correm bem e sentem que a vida melhorou. Isso tudo só nos carrega de entusiasmo para seguir em frente.

Que recado deixaria para aquelas pessoas que gostariam de ter um estilo de vida mais saudável, mas ainda não tomaram uma decisão para iniciar?

O recado que sempre passo a todos é: Cuide da sua saúde, seu corpo é o seu principal patrimônio, se você não tem tempo para se cuidar é a mesma coisa que não viver. A vida vai passar e quando você perceber a sua saúde vai também. Aproveite a vida! Treinar é saúde!

Exercite-se!

Exercite-se!

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
banner, Matérias

Comentar

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *