21 de agosto

Lusiani Borba e o Boxe Funcional

Uma modalidade incrível que une a nobre arte com o treinamento funcional

 

Boxe Funcional é a modalidade de treinamento que une o que há de melhor no esporte de combate boxe com o Treinamento Funcional. Resultando em um trabalho dinâmico e descontraído, que trabalha a consciência corporal, o equilíbrio musculoesquelético, a simetria muscular, a bilateralidade e muito mais. Você poderá trabalhar em grupos, ou de forma personal. Para aprofundar o assunto, conversamos com a fisioterapeuta Lusiani Borba que vai te colocar por dentro da novidade.

Você sempre gostou de praticar esportes?

Sim, desde a época do colégio, sempre gostei. Pratiquei handebol, atletismo e vôlei, mesmo com minha desvantagem vertical. Sempre gostei de correr, fiz musculação por bastante tempo e depois acabei migrando para o treinamento funcional. Mais tarde descobri o Boxe e acabei me apaixonando, então foi a complementação de tudo.

Porque optou pela fisioterapia?

Como sempre gostei de ajudar as pessoas, via na fisioterapia uma forma de colocar isso em prática, seja de forma preventiva ou reabilitação. Fui sempre agregando conhecimentos que poderiam proporcionar um melhor atendimento e melhor experiência aos meus clientes ou pacientes, então fiz dezenas de cursos, além de Pós Graduação em Ortopedia e Traumato. Depois m eespecializei em Ergonomia e agora estou especializando em Treinamento Funcional. Sempre em busca de somar conhecimentos e técnicas para um melhor atendimento aos praticantes de atividades físicas e atletas que atendo como fisioterapeuta.

Como surgiu o boxe funcional?

O Boxe Funcional surgiu de uma inquietação, comecei praticar Boxe com o professor Aimore Goulart, impecável na técnica e didática, adorei o esporte, mas como sou inquieta por natureza, vi que não trabalhava alguns grupos musculares e a postura em guarda do Boxe também acabava por tensionar e sobrecarregar a minha musculatura. Então comecei associar ao Treinamento Funcional para complementar. Com isso, vi que a fusão dava certo. Procurei o Professor Aimoré e lancei a ideia do projeto, ele gostou e então fomos em busca de um educador físico excelente em Treinamento Funcional. Encontramos Leandro Elias para formarmos a equipe multidisciplinar responsável pela criação e formatação do Método Boxe Funcional.

E como atua essa equipe multidisciplinar?

Conforme mencionado anteriormente, achamos interessante a ideia de uma equipe multidisciplinar para o Método Boxe Funcional. Mas não apenas isso, profissionais com experiência em aulas, em colocar em prática o conhecimento. Então nos aliamos, Aimore Goulart, um dos melhores, mais experientes e respeitados professores de Boxe do Estado, com 28 anos de experiência. Leandro Elias, educador físico que atua com Treinamento Funcional em sua essência, tem 11 anos de experiência, buscando não apenas padrões estéticos, mas a qualidade do movimento e a prevenção, com resultados excelentes.

Quais os diferenciais que o boxe funcional oferece?

O Boxe Funcional tem dentre seus diferenciais a adaptabilidade à qualquer público, mantendo sua eficiência. Pode ser trabalhando em aulas coletivas, pequenos grupos, ou personal. Uma das nossas grandes preocupações é a qualidade do movimento, por isso faz parte do método a preparação do corpo para o movimento, mantendo assim os praticantes, longe de lesões. O praticante aprende a conhecer o seu corpo, percebe suas limitações e as trabalha para melhorar progressivamente.

Trabalha as habilidades motoras que aprendemos na infância, mas que acabam se perdendo durante a vida. Além disso, há um resgate das qualidades físicas motoras pelo Boxe Funcional, como resistência, força, velocidade, agilidade, equilíbrio, flexibilidade e coordenação motora. Tudo isso melhora os padrões de movimento, seja para o cotidiano ou para outros esportes e atividade.  Aliamos a um treino dinâmico, descontraído e inovador, dessa forma motivamos os praticantes.

Pessoas que nunca lutaram boxe também podem participar?

Certamente, pois no Boxe Funcional, o praticante irá passar pelos princípios e fundamentos práticos do Boxe, como postura, base, guarda, golpes, esquivas, movimentação. Quem já sabe, pode aprimorar a técnica e quem não sabe, aprenderá.

Como é a aderência das mulheres a prática?

Tanto homens quanto mulheres gostam da prática, pois ela uma metodologia dinâmica e motivadora de treinamento, fornecendo a sobrecarga gradual em busca dos resultados desejados por cada praticante. Dentro do método, podemos proporcionar mais ou menos sobrecarga, intensificando o trabalho conforme o objetivo, seja ele emagrecimento, ganho de força ou definição muscular ou outro.

Existe contato físico entre os praticantes?

Não há enfrentamento, o Boxe Funcional não é luta ou esporte de combate, mas uma modalidade de treinamento físico que uniu os fundamentos do Boxe e o Treinamento Funcional. Então, os praticantes não vão para o ringue, eles treinam de forma individual ou duplas e nesse caso pode haver contato de toque ou suporte ao colega, mas tudo dentro da dinâmica do treino, sem riscos.

Como você utiliza o Foam roller Brasil em suas classes?

O Foam Roller é utilizado na preparação do corpo para o treinamento, atuando na Auto Liberação Miofascial. Como objetivamos movimentos de qualidade, os músculos devem estar soltos e livres de contraturas ou tensões acumuladas. No pós treino, ele libera a musculatura tensionada pelos exercícios. Quando os alunos começam a utiliza-lo, sentem a diferença e percebem que não gastam tempo na ALM, mas investem seu tempo em qualidade de vida. Os principais benefícios observados são a ausência de dores, desconfortos e lesões.

Como é a recepção dos alunos em relação ao Foam Roller Brasil?

Há uma cultura de que o que vale é o treino de força ou cardio, então muitas pessoas acham que qualquer abordagem fora isso é “perda de tempo”. Dessa forma, alguns alunos inicialmente tendem a resistir ao início do uso, mas quando entendem sua importância e começam a fazer a liberação como rotina, sentem seus benefícios e incorporam como hábito saudável.

Deixe uma mensagem para quem quiser praticar o Boxe Funcional mas ainda não se decidiu.

Conheça o método, faça uma aula experimental e temos a certeza de que irá se surpreender, pois sua saúde, qualidade de vida, corpo equilibrado, forte e saudável são o nosso objetivo.

foam roller rolo espuma massagem auto liberacao miofascial-b

Qual o contato para quem desejar praticar Boxe Funcional?

Os alunos interessados podem nos procurar que indicaremos a academia ou profissional mais próximo para que possas experimentar. Para saber mais sobre o Boxe Funcional, fique ligado nos contatos e redes sociais, a seguir:  Whatsapp: 51 98209 3322 //  site: www.boxefuncional.com // E-mail: cursos.boxefuncional@gmail.com // Instagram: @boxefuncional //  Facebook: Boxe Funcional // Youtube: Boxe Funcional

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
banner, Matérias

Comentar

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *