11 de novembro

Henrique Wolf e o Voll Pilates Group

“Não importa o que você faz, mas sim, como você faz” – Joseph Pilates.

A instrutora Érika Barroso Batista no Ladder Barrel

A instrutora Érika Barroso Batista no Ladder Barrel

Diretor do maior grupo de formação de pilates da América Latina, com mais de 8.000 alunos formados, em 56 cidades e 4 países, Henrique Wolf fez a gentenlieza de nos conceder uma entrevista para revelar curiosidades sobre sua história e o próprio surgimento do método.

Muitas pessoas encontraram no pilates uma alternativa eficaz de condicionamento físico, mas são poucas as que conhecem sua história. Poderia nos contar um pouco sobre esse surgimento?

Resumindo, o método foi criado por um alemão chamado Joseph Pilates, nascido na Alemanha em 1883. Sua infância foi prejudicada por doenças como asma, raquistimo e bronquite, por isso sempre foi incentivado pelo seu pai a praticar esportes. Era adepto de atividades físicas como yoga, atividades circenses, acrobáticas e defesa pessoal. Com o início da I Guerra Mundial, foi exilado para um campo de concentração, onde refinou suas idéias sobre saúde e fortalecimento muscular, encorajando seus companheiros a participarem de seu programa de condicionamento físico, baseado em uma série de exercícios no solo. Transferido para a Ilha de Man, aplicou seus conhecimentos na reabilitação de indivíduos feridos na guerra, lançando mão de molas de camas hospitalares. Ele entendeu que exercícios resistidos ajudavam os pacientes a recuperar o tônus muscular mais rapidamente. Migrou para os Estados Unidos em 1926, onde fundou seu primeiro Studio na 8ª Avenida em Nova York. Seu trabalho atraiu inicialmente o público da dança. Na época, vários bailarinos foram beneficiados com a sua técnica denominada “Contrologia”. Segundo ele, o “equilíbrio entre corpo e mente é a chave para uma saúde sustentável”. O fundador da prática teve vida longa e saudável, mas faleceu em 1967, aos 84 anos. O crescimento exponencial do método Pilates no Brasil se dá em meio ao século XXI e três fatores foram os principais para a sua expansão acelerada no território nacional: as AVD´s do chamado “homem moderno”, a busca por qualidade de vida e bem-estar e os inúmeros benefícios que o método oferece, na qual abrange uma grande quantidade de indivíduos que podem usufruir da técnica.

E como começou a sua história com o pilates?

Sempre trabalhei com musculação no meu próprio Studio em Porto alegre, como coordenador de uma equipe de Personal Trainers. A partir de 2007, muitos alunos começaram a perguntar sobre o Pilates, o que era, para que servia… Como trabalhava com Musculação tinha um pouco de preconceito em relação ao Pilates, achava que era um trabalho muito fraco e que a musculação trazia resultados muito melhores. Foi ai que resolvi fazer um curso de Pilates para saber como realmente funcionava e poder justificar aos meus alunos que seria melhor eles continuarem na musculação. Resumindo, fiz o curso e um mês após o encerramento do mesmo, já estava como meu Studio de Pilates para complementar o trabalho que realizava na musculação. A partir daí, fui convidado pela empresa que realizei o curso para ser professor assistente em cursos, depois me tornei professor e acabei migrando para área administrativa.

De maneira geral, como você enxerga a transformação na qualidade de vida das pessoas através do pilates?

Hoje eu vejo as pessoas muito mais preocupadas com a saúde, sabendo sobre a importância de movimentar o corpo. Temos inúmeras atividades físicas diferentes e o importante é que cada pessoa encontre a que lhe traga mais prazer em realizar, desta maneira conseguirá tornar sua rotina mais saudável.

Como o Foam Roller auxilia nessa melhora?

Enxergamos o Foam Roller como uma ferramenta essencial para a atividade física, sendo realizado antes ou após o exercício.

Poderia nos contar sobre a introdução do Método ALM, presente atualmente no currículo dos cursos de formação de instrutores de pilates?

Quando conhecemos o Foam Roller Brasil, vimos uma ferramenta que acrescentaria muito dentro de um Studio de Pilates como complementação ao trabalho já realizado. Introduzimos dentro de alguns Studios parceiros pelo Brasil e a resposta foi super positiva, tanto dos alunos quanto dos professores. Então, pensamos em introduzir esta ferramenta no nosso Curso de Formação de Professores. Hoje, os profissionais que formam-se na nossa escola saem sabendo trabalhar com o Foam Roller e como ele pode auxiliar no dia-a-dia dentro do Studio de Pilates.

Gostaria de deixar uma mensagem para aquelas pessoas que estão em busca de uma vida mais harmônica?

Eu digo para estas pessoas que procurem uma atividade física que você sinta prazer em realizar, que faça com vontade e sempre com a orientação de um profissional. Joseph Pilates tem uma frase que resume bem isto: “Não importa o que você faz, mas sim, como você faz”.

Clique na imagem e saiba mais sobre o Voll Pilates Group

Clique na imagem e saiba mais sobre o Voll Pilates Group

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
banner, Matérias

Comentar

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *