8 de março

Foam Roller e MMA

Fisioterapeuta Rafael Freire explica como o Foam Roller tem ajudado os artistas marciais.

Cuidando dos campeões | Foto: Arquivo Pessoal

Cuidando dos campeões | Foto: Arquivo Pessoal

“O MMA é um esporte que exige muito do corpo humano. O atleta deve se preparar muito bem. É fundamental aprender, separadamente, cada arte marcial para depois partir para o MMA e sempre ter o acompanhamento dos profissionais da saúde, para alcançar o melhor rendimento possível.” Pelas palavras do fisioterapeuta Rafael Freire, é possível entender a complexidade desse esporte que a cada dia ganha mais adeptos no planeta. Além de uma carga exaustiva de treinos, os lutadores enfrentam uma série lesões, inerentes a prática. As mais seguidas são os entorses e luxações articulares no joelho e ombro – devido às inúmeras imobilizações, como chave de braço e chave de perna.

Rafael Freire sempre gostou de atividades físicas e, como boa parte dos artistas marciais, iniciou no mundo das lutas pelo judô, ainda na infância. Depois veio a capoeira, boxe e o jiu-jitsu. A especialização no MMA surgiu naturalmente. Em 2010, teve a oportunidade de trabalhar como fisioterapeuta de um grande evento em Belo Horizonte e, a partir daí, começou a se envolver cada vez mais nesse universo. Como consequência, muitos lutadores passaram a procura-lo para reabilitação e prevenção de lesões e, desde então, Rafael Freire vem se qualificando, fazendo cursos e participando de eventos científicos voltados para o MMA e as lutas em geral.

Entre algumas das funções de um fisioterapeuta nessa área, estão questões relacionadas a biomecânica dos golpes, mecanismos de lesões, avaliação funcional, prevenção, reabilitação e atendimentos em competições. Segundo Rafael Freire: “Os lutadores de alto rendimento tem uma sobrecarga muito grande e o Foam Roller ajuda na recuperação pós-treino. Uso o Foam Roller para prevenção e reabilitação dos meus atletas no consultório e também durante as competições, principalmente depois das lutas. O Foam Roller ajuda muito a prevenir lesões musculares. Devido à exaustiva rotina de treinos, os lutadores apresentam muitos nódulos e trigger points. A auto liberação miofascial é fundamental para prevenção e tratamento dessas disfunções. Oriento todos os atletas que acompanho a ter seu próprio Foam Roller, para usar diariamente, principalmente após os treinos, para relaxamento da musculatura.”

Artistas Marciais | Foto: Divulgação Titan FC

Artistas Marciais | Foto: Divulgação Titan FC

Quer saber mais dobre o trabalho do fisioterapeuta Rafael Freire? Clique aqui e leia mais a respeito da filosofia de vida desse profissional que está auxiliando a evolução do MMA brasileiro.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
banner, Matérias

Comentar

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *