29 de maio

Foam Roller Brasil e Pilates

Uma combinação de energia

Saúde e qualidade de vida | Foto: Divulgação Voll Pilates

Saúde e qualidade de vida | Foto: Divulgação Voll Pilates

Cada vez mais studios de pilates estão utilizando o Foam Roller Brasil e valendo-se dos benefícios da introdução a auto liberação miofascial através do Método ALM em suas aulas. Para saber uma pouco mais sobre o assunto, Henrique Wolf, diretor do maior grupo de formação de pilates da América Latina, fez a gentileza de nos explicar alguns detalhes dessa combinação de energia. Mas antes, vamos entender um pouco melhor a história do pilates. “Resumindo, o método foi criado por um alemão chamado Joseph Pilates, nascido na Alemanha em 1883. Era adepto de atividades físicas como yoga, atividades circenses, acrobáticas e defesa pessoal. Com o início da I Guerra Mundial, foi exilado para um campo de concentração, onde refinou suas idéias sobre saúde e fortalecimento muscular, encorajando seus companheiros a participarem de seu programa de condicionamento físico, baseado em uma série de exercícios no solo. Transferido para a Ilha de Man, aplicou seus conhecimentos na reabilitação de indivíduos feridos na guerra, lançando mão de molas de camas hospitalares. Ele entendeu que exercícios resistidos ajudavam os pacientes a recuperar o tônus muscular mais rapidamente”, afirma Henrique.

Atualmente o pilates está difundido em todo planeta, auxiliando na qualidade de vida das pessoas. “Hoje eu vejo as pessoas muito mais preocupadas com a saúde, sabendo sobre a importância de movimentar o corpo. Temos inúmeras atividades físicas diferentes e o importante é que cada pessoa encontre a que lhe traga mais prazer em realizar, desta maneira conseguirá tornar sua rotina mais saudável. Eu digo para estas pessoas que procurem uma atividade física que sintam prazer em realizar, que faça com vontade e sempre com a orientação de um profissional. Joseph Pilates tem uma frase que resume bem isto: ‘Não importa o que você faz, mas sim, como você faz’”, explica.

Sobre o auxílio do Foam Roller nessa melhora da qualidade de vida, ele comenta: “Enxergamos o Foam Roller como uma ferramenta essencial para a atividade física, sendo realizado antes ou após o exercício. Quando conhecemos o Foam Roller Brasil, vimos uma ferramenta que acrescentaria muito dentro de um studio de pilates, como complementação ao trabalho já realizado. Introduzimos dentro de alguns studios parceiros pelo Brasil e a resposta foi super positiva, tanto dos alunos quanto dos professores. Hoje, os profissionais que formam-se na nossa escola saem sabendo trabalhar com o Foam Roller (no Método ALM – Foam Roller Brasil) e como ele pode auxiliar no dia-a-dia dentro do studio de pilates.”

Para mais informações sobre os cursos de formação da Voll Pilates Group, acesse o site.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
banner, Matérias

Comentar

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *