26 de fevereiro

Fernando Merck Lopes | Amor ao crossfit

Fundador e coach do box Sul Crossfit revela detalhes sobre o esporte

Dedicação | Foto: Francine Lasevitch

Dedicação | Foto: Francine Lasevitch

Fernando Meck Lopes é fundador e coach do box Sul CrossFit. A partir do treinamento funcional, passou a se interessar pela modalidade que viria a ser sua grande paixão. “Fui observando o crescimento do treinamento funcional e as ferramentas que ele apresentava para trabalhar o condicionamento físico das pessoas. A partir daí, busquei uma especialização em treinamento funcional e, meses depois, abri um estúdio de treinamento funcional”, comenta. Desse ponto, para o crossfit, foi questão de tempo. “Sempre atento e em busca de novos desafios no mercado fitness, me deparei com o surgimento do crossfit, onde vi uma maneira desafiadora de se trabalhar com fitness. Logo me apaixonei pela modalidade”, revela.

Confira a entrevista completa e apaixone-se você também por essa modalidade que vem conquistando cada vez mais adeptos pelo mundo.

O que é o crossfit, basicamente?
Basicamente é um esporte do fitness. Numa rápida visão do crossfit podemos dizer que é um meio de preparação física que se utiliza de movimentos funcionais realizados em alta intensidade e constantemente variado. Trabalhamos com a variação de estímulos para que o corpo esteja sempre buscando uma nova adaptação e não seja eficiente apenas em determinados movimentos. No box de crossfit (local aonde se desenvolve o esporte), cada dia de treino temos um desafio diferente, um objetivo a ser cumprido.

Antes do crossfit, qual era seu esporte favorito?
Como todo bom brasileiro, meu esporte favorito sempre foi o futebol, porém minhas atividades físicas diárias, para manter um bom condicionamento físico, sempre foram musculação e corrida.

Qual foi a primeira vez que teve contato com o crossfit?
Já praticante de treinamento funcional e tendo participado de algumas clínicas de levantamento de peso, não é de se estranhar que o crossfit tenha me chamado a atenção. Certa vez, fui à Argentina com minha esposa e coincidentemente, no mesmo bairro onde estava hospedado, havia um box de crossfit, o Tuluka crossfit, participei de diversas aulas lá e voltei para o Brasil com uma vontade ainda maior de trabalhar com esse esporte. Isso aconteceu em 2012 e ainda não existia cursos oficiais de crossfit no Brasil. Fiquei obcecado com a ideia e comecei a observar todos os lugares com curso de crossfit que aconteciam pelo mundo, avaliando as condições que eu tinha para ir a estes lugares. De repente, abriu uma turma em Buenos Aires e sem pensar duas vezes me matriculei. Poucos meses depois, junto com meu irmão, Rafael Merck Lopes, que vinha de viagem da Austrália, onde já trabalhara com crossfit, abrimos o primeiro box oficial do estado, a Sul CrossFit.

Logo que iniciou os treinos de forma mais seguida, que diferenças reparou na sua performance, de uma maneira geral?
Uma mudança total no meu condicionamento físico. Já trabalhava movimentos funcionais, mas com uma intensidade não muito alta e também não sendo a parte principal do meu treinamento, e complementava meu treino com musculação e corrida. Notava com o passar do tempo uma perda na minha agilidade, velocidade e falta de potência. Os treinos muito constantes de corrida acabavam fazendo com que minha massa muscular não se desenvolvesse plenamente. Após basear todo meu treinamento no crossfit, percebi uma melhora em todas as capacidades físicas, um corpo mais funcional e mais forte, melhorei e muito minhas habilidades de ginástica e também minha capacidade cardiorrespiratória.

Qual a influência do crossfit no psicológico do atleta?
O atleta passa a conhecer o seu verdadeiro limite, se acostuma a trabalhar em alta intensidade e, mesmo atletas de outras modalidades, aproveitam essa habilidade mental para obter melhores resultados em treinos e competições.

Como está sendo a reação do publico gaúcho à Sul CrossFit?
Melhor impossível! Oferecemos uma semana gratuita e a adesão é de quase 100%. O crossfit é para todos, a alta intensidade que trabalhamos é relativa a cada pessoa. Quando um público geral entende isso e se encoraja a experimentar, provavelmente, ganhamos um novo cliente.

Quais os diferenciais da Sul CrossFit para uma academia de ginástica normal?
O CrossFit em si já é um grande diferencial em relação a uma academia normal, nossos coaches (como são chamados os professores no crossfit) são altamente capacitados e sempre estão atentos às respostas de cada aluno para evoluí-lo de uma forma segura e natural. Conhecemos todos nossos alunos pelo nome e há um clima de camaradagem entre todos. Nosso box também dispõe de equipamentos especiais para a prática de crossfit, sendo um dos maiores e mais completos do Brasil.

Quais são os relatos mais incentivadores que você escuta dos seus alunos?
Todos os dias escutamos de nossos alunos que melhoraram muito sua qualidade de vida e até alunos que nunca tinham passado de 3 meses em outros tipos de treinamento, estão conosco há mais de 1 ano, viciados no crossfit. Esse, inclusive, é outro efeito colateral do crossfit, todo praticante é apaixonado pelo esporte.

Como está sendo a utilização do Foam Roller por parte deles?
A adesão é total na Sul CrossFit com o uso do Foam Roller! Sempre antes do treinamento utilizamos a metodologia ALM do Foam Roller Brasil como parte de preparação para o exercício. Logo na primeira semana de utilização, os alunos já sentiram os benefícios, como uma maior amplitude de movimento e contrações mais potentes, e hoje já parte dos próprios alunos a utilização dos mesmos. Muitos já adquiriram o seu próprio Foam Roller Brasil para complementar o trabalho em casa.

E você, o que notou depois que começou a utilizá-lo?
Além dos benefícios citados, senti uma melhora no desempenho e maior disposição para iniciar o trabalho, pois saímos do trabalho do foam roller com a musculatura mais ativada e o corpo mais aquecido.

Gostaria de deixar um recado pra galera que pensa em treinar com vocês?
Para a galera que ainda está em dúvida sobre o crossfit, convido a realizarem uma semana de treinos conosco, sem compromisso e sem medo, onde o único risco que a pessoa corre é de se apaixonar pelo crossfit.

Assista ao vídeo dos irmãos Merck Lopes em ação.

Quer saber mais sobre o Método ALM Foam Roller Brasil? Clique aqui!

Quer ver mais matérias e vídeos sobre Crossfit? Clique aqui, aqui e aqui!

Conheça a Sul Crossfit.

Amor ao esporte | Foto: Francine Lasevitch

Amor ao esporte | Foto: Francine Lasevitch

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
banner, Matérias

Comentar

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *