30 de maio

Fabiano Tissot e o Surf Experience

Treinamento para surfistas e não surfistas

foam roller s

O Surf Experience é um método de treinamento desenvolvido pelo gaúcho Fabiano Tissot, waterman e surfista de ondas grandes, voltado para qualquer pessoa, surfistas ou não. A aula é ministrada na Team Nogueira, em Capão da Canoa (RS), academia que leva o nome dos irmãos Minotauro e Minotouro, multicampeões de MMA. Confira a entrevista a seguir e saiba mais sobre o Surf Experience.

Como você desenvolveu o método do Surf Experience?

O Surf Experience foi desenvolvido a partir dos meus treinos para surfar ondas grandes, principalmente em Nazaré (Portugal). Sentia a necessidade de ser um atleta completo para poder encarar as maiores ondas do planeta e isso incluía não apenas apneia e preparo cardiovascular, mas mobilidade, flexibilidade, resistência, força física e mental.

Quais elementos estão incluídos no Surf Experience?

Estão incluídos elementos de auto liberação miofascial com o Foam Roller Brasil, yoga, ginástica natural, artes marciais, treinamento funcional e pilates. Um pouco de tudo que já pratiquei na vida e senti que gerava os melhores resultados dentro d’água.

Quais os maiores desafios para a preparação de um surfista?

Os maiores desafios são trabalhar força sem ficar muito travado, ter velocidade e explosão, com resistência, manter-se bem preparado fisicamente sem se lesionar. E claro, estar com o fôlego em dia, com uma boa apneia para segurar os caldos. Nesse sentido vale ressaltar que uma onda de 2 metros já exige dos surfistas uma condição diferenciada, ou seja, todo surfista precisa treinar apneia e estar bem preparado, não apenas os surfistas de ondas grandes. Por isso, o lema do Surf Experience é permanecer mais tempo na água e se divertir mais. Independente do seu objetivo. Um cara de 45 ou 50 anos, por exemplo, também quer seguir surfando, mas já pode estar sentindo dores na coluna e nos ombros. Nesse caso, a ideia é trabalhar reforço muscular e prevenção de lesões, para que ele possa, ao invés de ficar apenas 40 minutos na água e sair com dores até o outro dia, permanecer mais tempo e no dia seguinte estar se sentindo bem para cair de novo.

Como isso se aplica para não surfistas?

Como o treino envolve questões de saúde geral, como boa postura, mobilidade, prevenção de lesões e condicionamento físico e mental, pode ser aproveitado por qualquer pessoa, mesmo quem nunca subiu em uma prancha.

Como você utiliza o Foam Roller Brasil em suas aulas e qual a receptividade do pessoal?

O Foam Roller abre as aulas e vem antes dos alongamentos, inspirados no yôga. O pessoal percebe rapidamente os benefícios da prática com o Foam Roller, até porque os resultados são imediatos e muito visíveis.

Gostaria de deixar um recado para quem gostaria de praticar o Surf Experience?

Gostaria de dizer que o Surf Experience pode ser praticado por qualquer pessoa, surfista ou não. Nossa missão é fazer com que os alunos sintam-se mais saudáveis e felizes, aproveitando seu tempo de vida com mais qualidade e disposição. 

Para saber mais sobre o Surf Experience entre em contato com Fabiano Tissot.

[Foto: Tiago Balsini]

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
banner, Matérias

Comentar

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *