9 de setembro

CP Fortuna | Riqueza de espírito

“Leve sempre seu coração, sua mente e sua alma para os treinos.”

Força de vontade e equilíbrio

Força de vontade e equilíbrio

O empresário gaúcho Carlos Paulo Fortuna, o CP, é um apaixonado por atividades físicas, principalmente kettlebell, ciclismo e surf. “
Desde pequeno fui incentivado a prática de esportes pelos meus pais. Minha mãe foi atleta, campeã gaúcha de natação pelo União, e meu pai jogava golf. Além disso, quando criança, tinha problemas de coordenação motora e era bem gordinho. A prática de esportes, principalmente o tênis, me ajudou muito em relação ao desenvolvimento motor. Pratiquei natação, tênis, golf, equitação, judô, karatê, boxe olímpico, ciclismo e surf, este último minha paixão até hoje. Importante salientar também o yoga, que é muito mais que esporte. Ali, aprendi a respirar corretamente, algo fundamental para prática do kettlebell em alto nível, bem como ampliar consideravelmente meu alongamento, dentre inúmeros outros benefícios”, afirma.

Acompanhe a entrevista abaixo e saiba um pouco mais sobre esse dedicado empresário que concilia, com muita sabedoria e diversão, o esporte e seus compromissos profissionais.

Como iniciou sua trajetória no ciclismo?

Bem despretensiosamente, fazendo aulas de spinnin na academia, aí comprei uma montain bike e comecei a “girar” nos finais de semana… Fui tomando gosto pelo asfalto e troquei a bike por uma speed. Foi quando tudo começou a mudar. O ciclismo, especialmente a partir da bike speed/estrada, foi um divisor de águas na minha vida. Comecei a investir pesado no esporte, não só em equipamentos, bem como em treinamentos específicos, nutricionista, funcional, suplementação e constante atualização.

Em que momento acredita que atingiu sua melhor forma na bike?

Entre os anos de 2007 e 2010, quando pedalava em média 1.2 mil quilômetros por mês. Havia finais de semana que girava em torno de 300 km. Neste momento estava com o melhor equipamento possível, minha bicicleta pesava menos de 8 kg e, normalmente, atingia até 80 km/h em decidas… Adrenalina nas alturas!

Como nasceu o interesse pelo kettlebell?

Através da “dica” quentíssima do meu grande amigo Cleber Vital, uma das minhas maiores referências no esporte e a quem tenho profundo respeito e admiração. Também comecei despretensiosamente, vendo “qual era”. Na época, havia pouquíssimas informações sobre o esporte, que originalmente é Russo. Fui me interessando, buscando informações e percebendo os benefícios rápidos que proporciona (perda de gordura e ganho de tônus muscular, simultaneamente com altíssimo grau de consciência corporal). Atualmente, sou completamente apaixonado pela atividade, pratico entre 3 e 4 vezes por semana. Poderia dizer que curto tanto quanto surfar, minha outra paixão.

Você possui certificado da IKFF, o que não deixa de ser uma vitória, certo?

Absolutamente! Tenho muito orgulho da minha certificação. O IKFF (International Kettlebel and Fitness Fundation) prioriza muito a técnica dos movimentos, visando evitar eventuais contraturas e lesões, além de ter me proporcionado grandes amigos com quem divido informações e atualizações constantemente.

Porque o kettlebell é tão motivante?

A prática do Kettlebell é extremamente dinâmica e proporciona a movimentação de todo o corpo, principalmente linha de cintura, gerando muita energia e disposição. A sensação depois de um treino é espetacular! Ao invés de sairmos cansados, saímos energizados… Além do mais, a “peça” pode ser utilizada conforme nossas necessidades particulares, adaptando os treinos.

Quais benefícios você poderia atribuir a pratica?

Acelera muito o metabolismo, eleva e aprimora consideravelmente a consciência corporal, fortalece a linha de cintura e membros inferiores. É extremamente aeróbico e proporciona “ganho” de tônus muscular considerável. Além disso, pode ser praticado ao ar livre ou em lugares pequenos, é extremamente versátil.

Em relação ao Foam Roller, de que forma ele ajuda na sua evolução?

É uma ferramenta fundamental! Utilizo diariamente, antes e depois dos treinos. Com o Foam Roller, consigo alinhar minha coluna e dissolver as eventuais contraturas pós-treino. Sinto os resultados principalmente na recuperação. Quando bem feito, os benefícios são semelhantes aos de uma massagem. Utilizo não só nas práticas com kettlebell, como também na praia, antes e depois do surf, e em dias sem onda, aí fico “brincando” com o Foam Roller um tempão na areia, seguido de alongamentos. É demais!

Gostaria de deixar algum recado para os leitores e amigos?
Leve sempre seu coração, sua mente e sua alma para os treinos. Areje as idéias, recicle a energia. E dê muita risada. Quando estamos nos divertindo, o mundo gira mais fácil!

Diversão garantida

Diversão garantida

Agradecimentos: Academia Aerospet Studio

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
banner, Matérias

Comentar

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *