7 de novembro

Conheça o Trabalho Funcional de Enrico Massoni

Uma história em prol da atividade física

Enrico Massoni é preparador físico especialista em Treinamento Funcional e Mentor da Metodologia TFH, graduado em Educação Física na Universidade São Judas Tadeu; pós-graduado em Fisiologia do Exercício com Ênfase no Treinamento Resistido na Saúde, Doença e Envelhecimento;  Especialista em Treinamento Físico Fundamental e Kettlebell Training, com Certificação Internacional de Treinamento Funcional IHP e  Certificação Functional Patterns. Para saber mais sobre esse excelente profissional e seu trabalho, confira a entrevista abaixo.

Como você iniciou na atividade física?

Desde criança, com 2 anos de idade eu já era incentivado a nadar e jogar esportes de raquete como tênis, por exemplo, pois eram os esportes que meu pai praticava. Fiz muitos anos de natação. Mais tarde, por volta dos 7 anos entrei para as artes marciais, e iniciei na escolinha de esportes do clube onde era sócio. A partir daí tive contato com os principais esportes.

Qual seu esporte favorito? 

Adoro vários esportes. Basquete, tênis, futebol enfim. Mas nos dias atuais o que tenho mesmo é jogado é Tenis de Mesa, pois é um esporte indoor o que facilita a pratica, se jogado em mais alto nível é bem intenso, tem baixíssimo risco de lesão e, pela velocidade do jogo, trabalha a mente como nenhum outro esporte.

Quando decidiu que seguiria sua carreira profissional dentro da área da saúde esportiva?

Quando eu sempre percebi o quanto era importante ser ativo e principalmente o quanto isso era importante pra vida das pessoas.

Qual a importância do treinamento funcional na vida das pessoas modernas?

O treinamento funcional é fundamental na vida da pessoa moderna pois primeiro ele é otimizado, pois trabalha com foco no que é mais importante no início da pratica da atividade física: a regeneração muscular, a mobilidade articular e o condicionamento geral do corpo buscando uma postura mais eficiente.

E para aqueles esportistas que gostam de correr, surfar ou praticar outros esportes?

Todo esporte é lesivo se você não estiver bem condicionado para executá-lo. Nenhum tipo de treinamento consegue transferir mais resultados para a prática de qualquer esporte que seja, do que o treinamento funcional. Haja vista o a preparação física de 80 a 90% dos atletas de alto nível em qualquer modalidade, de 10 anos pra cá evoluir para o treinamento funcional.

Você acredita que executivos, atores e outros profissionais já perceberam que quanto maior sua saúde melhor sua produtividade e felicidade?

Pessoas de destaque e formadores de opinião vem cada dia mais incorporando a atividade física na sua rotina diária até porque, além de todo benefício fisico e mental, hoje em dia ser saudável é pop. Veja a acensão desses blogueiros fitness. É um mercado muito aquecido, porém carente de um método que consiga levar em larga escala algo seguro e eficiente para população.

Nesse sentido, qual é a missão da Massoni Funcional?

Minha missão é pode entregar em larga escala, um método seguro e eficiente, que ensine qualquer pessoa a se reabilitar e se fortalecer e dessa maneira promover a manutenção da autonomia dos movimentos e independência até a idade mais avançada, perder peso e melhorar sua postura. Para isso, além do meu estúdio com aulas presenciais, estou elaborando uma séries de videos que irão compor meu programa online de emagrecimento e postura.

Como você utiliza o Foam Roller com seus alunos que quais os benefícios observa?

Utilizo do Foam Roller a mais de 10 anos e é incrível como os alunos ficam surpresos quando descobrem suas principais tensões e como auto trata-las. Procuro ensinar o método ALM da Foam Roller Brasil para que todos se tornem independentes na prática da auto soltura miofascial.

Qual o feedback que eles passam pra você?

Desde alívio nas tensões do pescoço a dores na lombar e joelhos. Me relataram até diminuição de retenção de líquidos e celulite. Diversos alunos inclusive já adquiriram o próprio Foam Roller.

Gostaria de deixar alguma mensagem para aquelas pessoas que pretendem iniciar o treinamento funcional mas ainda estão em dúvida?

Primeiramente, em caso de dúvidas, procure um profissional capacitado e devidamente registrado para ser orientado corretamente, sua saúde vale muito. Depois, convido a todos a acessarem meu Canal no Youtube (Massoni Funcional) para pegarem mais dicas sobre auto liberação miofascial, exercícios de mobilidade articular e fortalecimento funcional.

 

Para saber mais sobre o trabalho de Enrico Massoni, clique na imagem

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
banner, Matérias

Comentar

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *