10 de maio

A técnica de Alexandre Kessler

A busca pelo conhecimento em prol da alta performance

Apaixonado por esportes e pela profissão, Alexandre Kessler é proprietário da Assessoria Esportiva Alexandre Kessler Performance onde ministra cursos de capacitação e mentorships para estudantes e profissionais da área da saúde, como também consultoria específica para fitness e esportes de alta performance. Acompanhe a entrevista abaixo e saiba mais sobre esse competente e dedicado profissional.

Você sempre gostou de praticar esportes?
Sempre pratiquei vários esportes na adolescência e continuo até hoje. Na escola treinava futebol e basquete até a categoria juvenil, depois iniciei a prática de padel e tênis. Devido a alta complexidade e necessidade de condicionamento físico completo, englobando várias capacidades físicas, a prática regular de tênis é uma das minhas atividades preferidas.

Atualmente, você trabalha com quais esportes?
Nossa assessoria esportiva atua ministrando cursos e clínicas de capacitação e mentorships para estudantes e profissionais da área da saúde, como também consultoria específica para fitness e esportes individuais ou coletivos de alta performance. Já atuamos com equipes profissionais de basquete e, atualmente, atendemos equipes de futsal, como também tenistas e atletas de endurance.

Poderia nos explicar a diferença básica entre hipertrofia, fitness e sports performance?
Resumidamente, o planejamento e a prescrição de treinamento para qualquer objetivo é a combinação ideal de conhecimentos teóricos e práticos, desta forma, a base metodológica é a mesma, mas o peak de performance específico culmina com diferentes ênfases: máximo volume muscular, equilíbrio entre tônus muscular e percentual de gordura corporal ou potência máxima específica do desporto.

Você é certificado em São Francisco (Califórnia) como Sports Performance Coach, pela USAW Weightlifting. Quais os diferenciais você encontrou nesse curso?
Essa é uma das principais certificações no mundo para aprender a utilizar a metodologia de Levantamento Olímpico nos treinamentos. Hoje sabemos que estes exercícios são essenciais no planejamento de programas, independente dos objetivos, pois ela estimula com segurança os sistemas de força máxima/neural, que são considerados base fundamental em qualquer programa de treinamento.

Comente a importância de estar sempre buscando novas fontes de conhecimento.
A multidisciplinaridade e constante utilização de conhecimentos de todas as áreas da saúde (Educação Física, Nutrição, Fisioterapia e Medicina Esportiva) deixou de ser considerado vanguarda e, hoje, tornou-se uma necessidade básica para todos os treinadores. Desta forma, entender conceitos de prevenção, reequilíbrio muscular, performance e reabilitação é a busca ideal para utilizarmos o termo Funcional em nosso trabalho.

Você trabalhou com o Guarani, equipe profissionail de basquete do Rio grande do Sul. Qual seu maior desafio para manter a alta performance dos atletas nesse esporte?
O trabalho com a equipe de basquete do Guarani aconteceu na temporada de 2014 e culminou com o vice-campeonato gaúcho de basquete adulto. O ponto chave de qualquer preparação é o planejamento de uma pré-temporada que prepare especificamente os atletas, observando a prevenção de lesões e a manutenção da resistência específica durante todo o ano. Atualmente, atuamos na preparação física da equipe de Futsal Assaf/RS, que disputa a Série Ouro 2015.

Qual a importância da auto liberação miofascial para o bom desempenho do corpo humano?
Entendemos que esta ferramenta é ponto chave no trabalho de prevenção de lesões e reequilíbrio muscular de nossos atletas, pois ela nos auxilia tanto na preparação como na reabilitação nos treinamentos e jogos.

Em relação ao Foam Roller, como costuma utilizá-lo?
Ele é utilizado na preparação do movimento, como ponto chave para os exercícios de estabilidade, mobilidade e reativação muscular específico de cada atleta, como também pós esforço, para iniciarmos o processo regenerativo ou de reabilitação muscular.

Quais os benefícios que você observa com a auto liberação miofascial?
Sabemos da complexidade do corpo humano e como as fáscias musculares possuem cadeias específicas que percorrem o corpo inteiro, gerando ligações e causando restrições e desequilíbrios musculares quando não estimuladas de forma harmônica, a técnica de liberação miofascial é ideal para iniciar o processo de liberação destes “trigger points” visando a máxima eficiência dos movimentos dos nossos atletas.

Gostaria de deixar um recado quanto aos seus próximos cursos?
A assessoria Alexandre Kessler Performance está constantemente lançando e atualizando seus módulos e clínicas de capacitações em treinamento, englobando parcerias com profissionais da área de alta performance, nutrição desportiva e reabilitação física.

Para maiores informações, visite a fan page Alexandre Kessler Performance no Facebook, o site, ou envie sua mensagem para o email alexandrekvieira@gmail.com

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
banner, Matérias

Comentar

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *