24 de agosto

A incrível história de Roselaine Gallicio

Ensinamentos do esporte para toda vida

Ultra disposição | Foto: Arquivo Pessoal

Ultra disposição | Foto: Arquivo Pessoal

Roselaine Gallicio é apaixonada pela vida e louca por esportes. Triatleta, ultramaratonista, personal trainer e instrutora de Pilates. Na entrevista abaixo, você conhecerá mais sobre esse super exemplo de saúde, alegria e disposição.

Como iniciou sua paixão pelos esportes?
A paixão surgiu desde criança, lembro de me ver correndo o dia inteiro pelo bairro, brincando de polícia e ladrão com meus irmãos, andando de bicicleta e explorando tudo ao redor. Acho que já era uma mini atleta naquela época (risos). Fui crescendo e descobrindo a dança, o jazz e a ginástica de academia. Esse era meu mundo esportivo até os 17 anos. Meu início no esporte competitivo foi com a corrida, aos 18 anos de idade, em 1982. Poucas mulheres se aventuravam a correr e isso me intrigava. Comecei a correr porque sempre respirei esporte e queria ingressar nesse time das poucas mulheres guerreiras que se desafiavam na corrida.

Como foi sua trajetória esportiva?
Após os 18 anos, nunca mais parei de correr. Entrei no triathlon por curiosidade após uma conversa com um amigo que sugeriu que eu experimentasse as três modalidades em conjunto (corrida, ciclismo e natação). Minha primeira prova de triathlon foi um short triathlon em Ubatuba. No decorrer dos anos vieram os triathlon olímpicos e fiquei completamente apaixonada por esse esporte após ter competido na distância de meio Ironman. Essa paixão me levou ao meu maior desafio, até então, o Ironman, onde os atletas encaram uma sequência com 3,8km de natação, 180km de ciclismo e 42km de corrida.

Em 2009 encarei minha primeira prova nessa distância, o Ironman Brasil, em Florianópolis. Tive a grata surpresa de ter concluído com um sorriso no rosto e o sonho realizado. Viciei. Em 2010 já estava pronta para o próximo Iron, também em Florianópolis, a ilha da magia! Os anos de 2011, 2012, 2013 e 2014 foram marcados por novas maratonas e algo mais desafiador, as aventuras de Trail Run. Acabei me apaixonando perdidamente pelas montanhas. Correr na montanha é algo inexplicável, é impossível transpor em palavras tal sentimento. Participei de várias provas de montanhas em lugares paradisíacos.

Como meu perfil é de atleta de endurance, não me contentei em ficar nas provas curtas e fui em busca de algo mais desafiador, as ultramaratonas. Campos do Jordão foi o lugar escolhido para a minha primeira ultramaratona, os 50km do Indomit Ultra Trail. Nem vou dizer que foi espetacular. Eis que surge uma nova identidade, as ultras em montanhas, o bichinho da ultra me picou (risos). Vieram outras e a quilometragem aumentou nos 75km Solo (Bertioga/Maresias) em maio desse ano – orgulhosamente conquistados. Um mês depois voltei as maratonas no Mountain Do Costão do Santinho, em junho, e mais um curta, 21km no K21series, em Maresias, no mês de julho.

E quais modalidades pratica atualmente?
Além da corrida, pedalo com bike speed e mountain bike, faço musculação, natação e pilates. Apesar de não estar participando de provas de triathlon no momento, para não perder o hábito do esporte procuro pedalar e nadar como complemento, mas dou mais atenção a corrida porque atualmente meu foco é maratonas e ultramaratonas.

Qual modalidade acredita ser a mais desafiadora?
Ironman e ultramaratona são as mais desafiadoras. O Ironman é mais complexo, pois envolve treinos diários em duas jornadas, manhã e noite. São três modalidades para treinar: corrida, ciclismo e natação. E ainda temos a musculação, imprescindível para um bom fortalecimento. São provas com perfis diferentes, mas que exigem meses de preparação, treinamento, orientação e muitas horas de dedicação.

Escolheria alguma delas como sua favorita?
Escolheria as duas modalidades, Ironman e ultramaratona. Sou apaixonada pelo triathlon e por ultramaratona, principalmente se for em montanhas. Por mais que eu escreva, não tem como descrever a magnitude de um Iron Man e de uma ultramaratona. Ambas são como uma lição de vida, um processo de aprendizado. Não existe emoção maior ao cruzar a linha de chegada.

Poderia descrever os detalhes que envolvem a corrida de montanha e seus desafios?
Corrida de montanha é uma modalidade esportiva realizada em ambiente montanhoso com terreno irregular, com mudanças de superfície e constantes aclives e declives. O ato de correr se torna mais empolgante e desafiador, mas é uma modalidade intensa e exige do corredor um preparo físico específico, uma vez que a dificuldade em função do terreno é bem maior que na rua. Fique atento ao seu equipamento, cinto de hidratação, ou mochila, e tênis apropriado para trilhas.

Quando iniciou na corrida, imaginava que um dia poderia completar uma ultra-maratona?
Eu era experiente em maratonas, mas inexperiente em ultramaratonas. Não imaginava que poderia chegar a completar uma ultramaratona, um desafio cobiçado por muitos atletas. Espantei-me com meu desempenho na minha primeira ultra de 50km, com o primeiro lugar na minha categoria. Depois, mais ainda na segunda de 75km, pois nessa última fui quinta colocada no geral feminino, algo que nunca imaginei. Meu objetivo era completar a prova, o que já seria maravilhoso para mim, o pódio veio coroar essa aventura linda. É muito desgastante, mas completar dá uma satisfação indescritível.

Você também é instrutora de Pilates. Poderia descrever como o método ajuda os corredores?
O Pilates só traz benefícios na prática da corrida, pois ajuda os corredores a alcançar suas metas cada vez mais rápido, de maneira mais eficiente e sem lesões. É um método eficaz de fortalecer a musculatura. São diversos grupos musculares trabalhando simultaneamente, algo que se concentra em ativar seu centro de força (Power House), para promover maior estabilidade. Há uma melhora na mobilidade articular, flexibilidade, respiração, concentração e consciência. Um controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo traz uma maneira mais eficiente de se movimentar, aumentando a resistência e qualidade do movimento. Você acaba economizando energia para aplicá-la nas horas certas. É possível correr por mais tempo com menor desgaste físico e maior economia de energia, adquirindo um alto nível de controle físico e mental. Tenho aplicado com sucesso às práticas do método Pilates durante a minha preparação para melhorar o meu desempenho nas provas.

Quais os benefícios do Foam Roller na sua preparação?
Os benefícios são enormes, a auto massagem é uma técnica excelente para relaxar os músculos tensos, melhorar o ganho de mobilidade e estimular os músculos. Costumo utilizar o Foam Roller para liberação miofascial entre treinos e provas, e não só quando estou dolorida. Ajuda a soltar a musculatura e prevenir lesões, permitindo que o músculo trabalhe melhor, sem limitações.

Costuma utilizá-lo com seus alunos também?
Utilizo nas áreas com tensão excessiva, permitindo que os músculos voltem à sua total funcionalidade, livres de dores, desenvolvendo uma maior mobilidade e amplitude de movimento, o que melhora muito a qualidade de movimento dos alunos durante as aulas.

Poderia descrever a sensação de mudar a vida de uma pessoa através da sua orientação esportiva e seus ensinamentos?
Sempre fui uma incentivadora e seguidora de uma vida saudável. O que me motiva e me faz crescer como pessoa é saber que através dos meus estudos na área de Educação Física, das minhas sensações e vivência no esporte, posso passar todo esse conhecimento às pessoas incentivando-as a praticar alguma atividade física, passar por transformações positivas levando os ensinamentos do esporte para a vida toda.

Gostaria de deixar um recado para as pessoas que desejam ter hábitos mais saudáveis, mas ainda não tomaram coragem para iniciar?
A atividade física é, sem dúvida, a melhor e a mais natural forma de elevar a sua saúde, de lhe dar alegria e proporcionar uma vida melhor. Comece dedicando um pouquinho a você mesmo todos os dias, faça da atividade algo agradável e sensato, encare cada desafio com prazer. Isto o fará sentir-se bem mais leve, descontraído e bem humorado, sensações maravilhosas irão acontecer no seu corpo, espírito e mente. Mexa o corpo e seja feliz. Let´s go!

Para entrar em contato com a Roselaine, acesse o site, Face, ou Instagram.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
banner, Matérias

Comentar

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *