20 de abril

A Força e a Perseverança de Fabiana Adegas

Uma história de superação e desenvolvimento pessoal

foam roller brasil rolo espuma massagem liberacao miofascial fabiana adegas s3

Fabiana da Cunha Adegas é treinadora física (Strenght Coach / Movement Coach), graduada em Educação Física pelo IPA Metodista de Porto Alegre com as seguintes especializações:

  • SG1 StrongFirst (Kettlebell Structor)
  • TACFIT Field Instructor
  • Flowfit Coach
  • Strenght Coach (Barbell, Kettlebell, Clubbell, Bodyweight)
  • Movement Coach (Mobility Exercises, Calistenia)

Para saber mais sobre essa de dicada profissional e entender o quanto o esporte faz parte da sua filosofia de vida, confira a entrevista abaixo e surpreenda-se.

Como você iniciou no esporte?

Na verdade eu iniciei mesmo a me movimentar e praticar atividade física logo que entrei na faculdade de Educação Física. E isso aconteceu quando tinha 25 anos. Sempre tive muita vontade de praticar atividade física, mas nasci no interior do Rio Grande do Sul, não existia incentivo ao esporte ou mesmo ao simples movimentar, somado a uma educação um pouco rígida da minha família e de pouca grana, não tive incentivo ou oportunidade de praticar alguma atividade. O acesso seria apenas pelo ensino, através da educação física escolar o que infelizmente não havia como requisito na grade de disciplinas.

Assim que iniciei a faculdade tive a chance de descobrir meu corpo e as varias habilidades e capacidades que poderia construir. Sou muito determinada e dedicada a dar o meu melhor em tudo que faço. E na faculdade, como educadora física, procurei me dedicar, Descobri o quanto precisaria correr atrás, literalmente, de tantos anos sem praticar algum esporte ou atividade.

E como surgiu esse interesse pela educação física?

Eu ingressei no IPA, na faculdade de Educação Física, através de um processo de seleção extra vestibular do qual prestaria trabalho voluntário em troca de 50% de uma bolsa na faculdade. Eu teria a escolha de fazer fisioterapia ou educação física.

Acabei escolhendo a opção mais barata e essa escolha, aparentemente sem propósito, se tornaria uma das decisões mais significativas e transformadoras na minha vida, em todas as esferas dela.

Me apaixonei pela ideia de descobrir meu corpo e transformá-lo em um instrumento de força, controle, capacidades, habilidades e resiliência. Mexer com o corpo mexe com a cabeça e também com a alma. Integrar corpo e mente, desenvolver o potencial de ação eficiente, tornar meu corpo apto a concluir qualquer desafio, superar qualquer fraqueza e ser ousado na busca de novas habilidades são meus propósitos como treinadora e também como mediadora de qualidade de vida.

Nosso corpo é resultado de nossas atitudes e escolhas. O treino é uma ferramenta poderosa de descobertas e transformações. Tua atitude no treino reflete tua atitude na vida. Seja ousado e busque algo novo, que te desafie e te transforme.

Qual a importância para um profissional em manter-se atualizado, estudando e evoluindo?

É fundamental ser um profissional comprometido com o seu papel. Estudar e estar atento a buscar sempre agregar e evoluir. Eu me considero uma eterna insatisfeita e inquieta porque reconheço a responsabilidade de trabalhar com a saúde de pessoas e ser influenciadora de hábitos e escolhas ao transferir meu conhecimento.
Nunca paro de observar e procurar por algo que acrescente ainda mais na minha profissão.
Tenho a responsabilidade de retribuir com excelência e maestria todo investimento de confiança e expectativas de meus alunos.
Faço da minha inquietude e insatisfação meus combustíveis para buscar sempre o melhor e oferecer ideal e eficaz.

foam roller brasil rolo espuma massagem liberacao miofascial fabiana adegas s4 Recebendo a Cerificação do Método Tacfit pelas mãos de Alberto Gallazzi

Como você iniciou no Tacfit e o que mais lhe chamou atenção no método?

O Tacfit é um método amplo e complexo. A ideia é manter o diferencial na qualidade de movimento, no uso de ferramentas (kb, Clubbell e argolas) e no domínio do corpo através do ganho de mobilidade em pequenas e grandes articulações. É um
sistema de treino voltado para quem curte ser desafiado e quer melhorar a qualidade de movimento reconhecendo e sendo direcionado a evoluir. Despertar o interesse no movimento e na descoberta de desafios como aconteceu comigo é meu propósito.
E principalmente, habilidades e capacidades podem vir a ser aprimoradas ou desenvolvidas em qualquer idade ou condição física.

Tua mente quer, teu corpo faz e minha função como treinadora é direcionar esse caminho e fazer deste algo incrível e transformador. Eu iniciei tarde a praticar exercícios, desenvolvi minha performance atlética e um corpo saudável depois dos 25 anos. Hoje tenho 37 anos e pretendo inspirar e ajudar pessoas a descobrir o quanto é magnífico treinar por um propósito maior e fazer do teu treino tua identidade e teu estilo de vida.

Poderia explicar melhor sobre sua filosofia e como funciona?

O Tacfit é o sistema de treino inteligente. Foi nomeado em abril de 2014 pela revista Men’s Health como sendo o sistema de treinamento mais inteligente (world’s Smartest Workout) porque diferentemente de outros sistemas de treinamento e fitness, cada elemento foi deliberadamente investigado e implementado para ter uma abordagem integrada em um sistema holístico de otimização humana. Cada exercício, programa, ferramenta e curso foi meticulosamente elaborado para trazer rápido resultado em curto prazo e com segurança.

Tacfit visa a precisão estratégica e a programação inteligente para viabilizar rápida recuperação após treinos de alta intensidade. Ele defende o conceito e a filosofia “Health First” o diferente da abordagem “No Pain No Gain”.

Porque você considera o Tacfit uma modalidade apaixonante?

Tacfit alia uma abordagem de treinos baseados em ciência, mas com uma boa dose de pratica holística que auxilia no crescimento pessoal e autoconhecimento. Alem disso enfatiza muito a capacidade do indivíduo de se recuperar.

Como tu te recupera = Como tu cresce.

Qual o retorno que tem recebido dos seus alunos através da prática?

Eu inclui o sistema nos meus treinos e no treino dos meus alunos faz uns 4 anos. E desde lá consegui perceber o quanto o treinamento deve equilibrar as vontades e necessidades. Eu oriento a resultados porém direciono essa meta através da análise de necessidades e restrições. O sistema me ajudou a enxergar o quanto a simplicidade é fascinante e eficiente. Treinar com propósito e direcionar teus treinos a performance ou qualidade de vida. Sem dor, com desafio, aprendizado, individualidade, respeito, ousadia, foco e resiliência.

Acredita que a auto liberação miofascial através do Foam Roller auxilia na evolução dos treinos em geral e também do Tacfit, já que ambos buscam maior mobilidade e prevenção de lesões?

Com certeza, meus treinos e dos meus alunos iniciam pela mobilidade e liberação. Uso o Foam Roller para alguns exercícios de mobilidade e até de força como ferramenta auxiliar.

Qual o resultado que observa em você quanto a utilização do Foam Roller Brasil?

Eu utilizo variados planos de movimento no treino e para movimentar e produzir força através de seis graus de liberdade é necessária uma atenção aos ganhos de mobilidade não somente através da articulação como também de tecidos conectivos e a própria fáscia.

O Foam Roller facilita e propicia um melhor resultado no ganho da mobilidade articular e liberdade de movimento para maior aquisição de força através de ativações sem restrições ou pontos de tensão.

Para quem tem interesse e gostaria de iniciar no Tacfit, o que você indica e quais os contatos que você possui para o pessoal te procurar?

Eu indico a vivência do sistema através de aulas. Aqui no Porto Alegre existe poucos certificados pois o sistema é novo, inclusive no mundo. Estou à disposição para montar grupos de treinos tanto em academia ou outdoor. Trabalho em algumas academias de Porto Alegre mas como certificada do sistema minha missão maior é tentar divulgar o sistema e construir uma legião de praticantes.

O sistema é uma grande família global espalhada pelo mundo todo. Adotamos o slogan: “We are the legion”. Eu quero inspirar e espelhar essa fantástica forma de treinar que tanto significou para mim e para quem consigo transmitir o que sei e vivenciei.

foam roller brasil rolo espuma massagem liberacao miofascial fabiana adegas s1 Para mais informações clique aqui e siga a Fabi Adegas no Instagram

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
banner, Matérias

Comentar

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *